sábado, 28 de dezembro de 2013

O que toda mulher inteligente deve saber...


É um livro que, mal explorado, transformaria uma mente feminina em uma mente criminosa, e contra si mesma. Viver não é complicado, mas o ser humano e seu complexo sistema não nos permite criar um simples guia comportamental sobre homens e mulheres. Confesso que minhas expectativas sobre esta leitura eram muito boas, pois a princípio esperava deparar - me com um texto leve e cômico, mas o que encontrei foi uma maçante repetição da frase: O que toda mulher inteligente deve saber e um vasto acervo de atitudes que vistas rapidamente nos permitem rotular determinadas situações e julgar precipitadamente algo que requer cuidado e, com certa inclinação, uma iluminação divina para lidar sabiamente.
Conheço casais com mais de 30 anos de casados que não passam um dia sem uma gostosa discussão, e são felizes. Observo este casamento feliz e comparo com este "guia", se fosse usá-lo diagnosticaria o marido como um homem frio e dominador que não ama a esposa e ela como uma escrava do seu relacionamento que comete muitas das gafes que o livro recomenda não fazer. Cada um de nós temos em nossos lares uma forma peculiar de nos relacionarmos, claro que existem casos que requerem ajuda de um profissional para lidar com a situação, mas de maneira geral somos capazes de produzir um relacionamento saudável cometendo as gafes que são citadas, pois assim como nós mulheres erramos de vez em quando, eles também erra. E assim construimos nossas histórias, descobrimos e aprendemos a respeitar as nossas diferenças e aprendemos a olhar com cuidado e sabedoria os erros e, a partir daí decidirmos se vamos fechar ou abrir essas "gavetas". Cabe a cada um decidir o que realmente lhe machuca e até onde fere seus principios.
Hoje vejo que não há mais um livro de auto ajuda  desse tema em especial que possa de fato ajudar, pois quando olhamos para uma obra assim nos deparamos com uma arte contemporânea onde cada um forma seu próprio conceito do que vê e nenhum está errado. Para a arte contemporânea em si este resultado é intencionalmente satisfatório, mas para um livro que almeja ajudar mulheres frágeis se tornarem mais inteligentes é perigoso, cada uma irá interpretar e fazer o que melhor achar com os conselhos tão exatos e levemente distantes da realidade de cada indivíduo. Seria triste ver que até os livros buscam diagnosticar a vida como os médicos de má vontade nos hospitais de nosso país que olham febre e dor no corpo e já tratam como virose...um ditado que há muito ouço poderia resumir meu pequeno texto: cada cabeça uma sentença.
Uma mulher inteligente deveria antes de tudo, saber que inteligência emocional e amor com uma pitada de caráter divino é a única coisa importante a se praticar, pois a nossa simples vida se revela complexa e interessante diante das dificuldades as quais devem ser vistas como degraus para crescermos como mulher, como ser humano, e, que atitudes e escolhas de uma pessoa não devem ser baseadas somente em um comportamento de censo comum. Saber hora certa de sair de um relacionamento ou situação deve vir de análise de todos os fatos e de escolhas justas.
Se machucar, se privar, se transgredir ou proporcionar isto a alguém não são conselhos divinos , podemos partir para uma escolha de como podemos agir em nosso relacionamentos  e o que realmente é ser inteligente.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Kria cria criatividade e cria!

Boa tarde caros amigos!!!
Hoje é um dia especial pra mim. Descobri o valor de concretizar momentos únicos na vida das pessoas sem precisar viajar ou pegar uma estrada. Descobri que sempre estarei diante de sonhos...hoje tenho um trabalho novo, chama-se kria. De início um nome que causa desconforto ao ouvir mas, com o tempo se torna íntimo e singular, apesar de todos os nomens parecidos que existem. Kria surgiu a partir do zelo de mãe com sua cria, buscando no dia a dia formas de colorir o mundo do filho com brinquedos, enfeites e decorações pela casa e que de mês em mês comemorava de forma simples e rica de diversão os 2, 3 7, 8.. meses de vida! O que dizer do nome Kria depois de saber como foi pensado? Neste novo olhar sobre as perspectivas de vida temos um caminho árduo e cheio de vida pra construir, um novo caminho se faz onde realizar um momento de união entre as pessoas, permitindo que o dono da festa crie sua festa, reunião, momento a dois ou entre amigos seja único.
Criar é uma prática que costumamos esquecer com o tempo, e que deveria fazer parte de nossa realidade sempre, pois é desta maneira que podemos também deixar a alma falar expressando sentimentos, ideais e realidades de cada um. Ter a sua própria cria é ter sua identidade apresentadaa ao grande público com louvor, é deixar um pouco de você guardado na memória e nos corações.
Então me responda! Qual ou quem é a sua Kria?!






sexta-feira, 19 de abril de 2013

Uma tarde

Hoje passei um dia agradável e, pude perceber que entraram novas pessoas em minha vida, pelas quais já estou apaixonada...pessoas de muita luz que moram em meu coração. Nesta nova jornada nada como ter pessoas que te abracem como amigos sinceros e que te digam: te amo, com a verdade da alma...recomeçar é sempre difícil e assustador...mas ao mesmo tempo traz esperança e paz, vindas com o vento daa mudança. Deixei muitas coisas para trás, outras guardei no peito em um lugar especial...






segunda-feira, 1 de abril de 2013

A Naninha

Uma menina aparentemente indefesa, apesar de determinada. Uma criança de muitas palavras e mulher de grandes gestos...quando resolve conhecer as pessoas de quem fala....as conhece a fundo, tão fundo que é capaz de prever com grande exatidão quando há algo de errado sem ao menos uma palavra ser dita...apenas um olhar...um silêncio embebido de gritos...um suspiro..
Vejo em seus olhos a verdade, sem pestanejos, sem meias palavras, mas com muito amor sempre!
Ela é uma pequenina, que se faz grande nos palcos da vida, que luta dia após dia por sua verdade, por sua vitória e realização, busca o amor como o pequeno príncipe busca por sua flor!!
Seu encantador sorriso e intrigante olhar fazem com que todos queiram entender e conhecer mais sobre alguém tão transparente e obscuro ao mesmo tempo e nos faz também temer ouvir sobre seus pensamentos e conceitos sobre o que ela crê sermos nós...seu espírito infantil nos permite ver que não guarda a perversidade de um adulto, mas a generosidade justa de um deus...
Ela guarda meu carinho e admiração por seu temperamento tempestivo, mas adorável.
Quem mais seria esta decidida indecisa menina se não a minha naninha...minha irmã linda!!!

quinta-feira, 21 de março de 2013

O poder da mudança

Passamos a vida inteira mudando, deixando coisas e nos apropriando delas....
Qual o razão disso tudo? É um processo natural da vida? Ou somos impulsinados fazer isso para não sofrermos com o ostracismo iminete? De onde vem as mudanças? O que elas significam em sua essência?
Tudo com o que sonhei pra mim hoje já não faz mais tanto sentido, apesar disso ainda me causar enquietações....em algum ponto inconsciente desejo ardentemente não mudar e sim mudar para o que eu sempre fui...
Era um belo dia...de paz e felicidade aparente. Era convicta de minhas verdades, de meu trabalho, de minha vida e amores. Foi quando deixei novos sentimentos compartilharem de meus pensamentos e daí passei a me perder. O sonho de ser uma mochileira, ou mais romanticamente: caixeira viajante passou por mim e não tive coragem ou força pra pegar em suas mãos e seguir. Queria que o mundo fosse a minha casa, queria ajudar desconhecidos, aprender novas linguas em seus países de origem, conhecer e cuidar de crianças abandonadas em países de guerra e miséria, abraçar e ouvir idosos que vivem em quartos escuros cheios de dor, abandono e solidão, queria encher meu coração de amor puro e desinterssado, conhecer a vida como realmente a é, esquecer que vivemos realidades paralelas e fantasiosas onde as pessoas fingem que está tudo bem, com suas vidas mesquinhas cheias de marcas de griff, carros do ano, pessoas lindas aparentemente  e "intelectuais", ditas de berço, com suas graduações e especializações que de nada servem senão para expor  uma vaidade exacrável aos olhos de Deus, pois só alimentam uma vaidade voraz de uma alma vazia...
Mudei para um novo vale....parece lindo, mas não sei lidar com este novo lugar, não sei se o quero...a única certeza é que lá também sou eu, mesmo que em partes.Sinto o ar puro deste novo lugar, sinto o orvalhar e a paz e inquietação que nunca se deixam desde que pra cá me mudei...Existe aqui uma linda e longa estrada de terra que some no tempo, aqui o sol não se faz arder na pele, mal se percebe, a brisa é como uma carícia Divina que nos acalma o coração....Olho para a bela e sinistra paisagem que cerca a estrada e dela sinto sair toda a força de alguém que jamais me deixará em paz por decidir mudar para este vale...Eu mesma!!!





quarta-feira, 20 de março de 2013

Os pedacinhos


Bom dia!
A busca por nossa felicidade e satisfação parace ter tempo pra começar e pra terminar...pois depois do término só nos sobra desfrutar. Que tempo seria esse? Que fase da vida seria essa?
Hoje acordei...ou melhor, nem durmi pensando nisso. Tenho buscado incessantemente encontrar uma função onde me sinta realizada, uma função que acredite ser realmente útil pra mim e para as pessoas que serão beneficiadas com o que farei, mas nada me vem a cabeça agora. Quando começo a crer que estou seguindo na direção certa me vejo mergulhada em frustrações, medos e perdas. Resolvo continuar, mas agora já sem aquela habitual força e energia. Agora passo a sentir o peso do tempo e das perdas nas costas. 
Sempre busquei sentido na vida. Nunca entendi por que Deus nos colocou aqui se sofremos. Qual a razão pra não acabar logo com isso? Lutamos dia após dia em nossas "carreiras" de trabalho ilusoriamente bem sucedidas, invertemos valores, sujamos nossas almas, sem perceber, com atitudes pequenas, mas tortuosas e condenáveis, passamos a levar a frente ideias e ideais que na realidade afundam o ser humano e os iguala a seres desprovidos de consciênia e razão e o mínimo de compaixão.
Mudei de casa várias e várias vezes, conheci famílias, pessoas, princípios....pude aprender a respeitar e exigir respeito, mas passei a compreender menos o meu papel aqui, pois a meu ver de mim nada pode ser tirado e aproveitado, pois meu aprendizado é solitário e de nada vale para o ensinamento, pois a cada dia que passa o que sou vai contra o que a humanidade pratica, contra o que ela representa ou é. Todo este sentimento vem embebido de angústia, pois a partir deste conceito não pertenço ou me encaixo a nenhuma "clã", a nenhuma "tribo" e passo a ter cada vez menos paciência com pessoas tolas e vis...até com minhas atitudes de mesmo teor...
Sigo os dias caminhando por esta trilha sem muitas surpresas e maravilhas, mas cheias de sentimentos confusos e gastos, tão gastos que estão aos retalhos. Hoje os guardo como pedacinhos de mim...minha herança, que nunca deixarei no meio do caminho, pois revelam a minha história e não me deixam em momento nenhum esquecer quem eu sou, pelo o que eu luto, no que eu acredito e o que eu não quero pra mim!

domingo, 4 de março de 2012

O que aconteceu com o Pará. . .



Há momentos em que surgem palavras que parecem soltas entre uma suspiro e outro, e, aparentemente sem sentido, mas que quando você resolve despejá-las em uma folha de papel qualquer, torna-se infinitamente significativa e registra o exato momento em que você mudou!




 Soltas



Tenho saudade até do que não tive....
Amo até quem não conheço.
Tenho admiradores que admiro!!
Tenho amores perversos!!
Tenho sonhos escondidos dentro de uma caixa qiue mais parece uma sombra que me assombra entre um cochilo e outro!!!
Tenho laços de afeto com meus inimigos!!
Tenho o nó da vida, o fio do destino, a minha regra e a sua quebra nas minhas mãos.
Quero mais do que posso e faço mais do que imagino a quem menos merece!
Sou única e qualquer uma ao mesmo pro mesmo.
Tento fulgas e buscas e encontro tudo pr'os outros e nada pra mim, e ainda assim já é mais do que o suficiente!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Terra Alta no Jardim dos Guainumbys




TERRA ALTA


Localizada no Nordeste Paraense, na região do Salgado, habitada inicialmente por nordestinos (contam que o primeiro a habitar chamava - se José Paraíba, comerciante e agricultor) e tendo por Padroiera  Nossa Senhora do Livramento. Terra Alta foi fundada em 27 de dezembro de 1991 e atualmente possui pouco mais de 10.200 habitantes. Cidade pacata que faz intercâmbio de serviços e comercio com Castanhal, cidade mais próxima que por sua boa infra estrutura e localização acaba por atrair muitos terraltenses para viver e trabalhar lá...
Terra Alta é um lugar simples que ainda mantém sua exuberância natural em seus igarapés e comunidades que vivem do que cultivam em suas casas, é comum emcontrar pessoas que colhem e tratam o açaí em casa, assim como fazer a famosa farinha do dia-a-dia do paraense.



Esse foi um dos lugares escolhidos pelos  Guainumbys para dar início ao seu movimento:
" No Jardim dos Guainumbys"

A GT tem arrecadado livros didáticos e Para didáticos a fim de construir bibliotecas nas comunidades do interior do Estado, buscando parcerias com as prefeitras de cda município, de empresas privadas e pessoas que não estajam mais precisando desse material. Além disso a Empresa tem buscado levar junto com os livros um pouco de cultura e lazer na inauguração destes espaços ( parceiros para tanto nós temos!!!).
Hoje o que a Guianumby Turismo solicita é que este número de participantes desta Campanha  aumente para podermos também aumentar o número de comunidades que possam ter um lugar para "viajar" sem custos...
As fotos abaixo são o resultado da colaboração da família Brito e seus amigos à Associação Comunitária de Castanhal (pode parecer estranho falar Castanhal, mas a área onde pretendemos construir a biblioteca fica  em território limítrofe entre Castanhal e Terra Alta. Quem mora lá se considera Terraltense, mas vive em Castanhal...s), para a finalização da montagem da Biblioteca comunitária estamos aguardando um sinal verde da prefeitura do local que deve ceder um espaço apropriado para este tipo de atividade. Portanto o que fica como pedido é não somente que vocês participem da Campanha, mas que as prefeituras trabalhem conosco em prol da comunidade que os elegeu, pelo ao menos cedendo um espaço para organizarmos os livros, para as crianças, os jovens e até os adultos e idosos, quem sabe, viajarem pelo mundo das letras e descobrir o quanto bom e necessário é sonhar, o quão importante é conhecer, é aprender!!!




       
























Contatos GT: 91-88914118/91-82175269
91-88241802/91-83740664

Email/: receptivoguainumbytur@yahoo.com.br
SIte:http://www.wix.com/guainumby/grupo-guianumby-turismo---ggt

Ananindeua - Pará